Para um shopping obter sucesso, ele precisa ter um número mínimo de lojas. "Abaixo de 120 lojas, não é possível compor um mix equilibrado de lojas que possibilite a compra comparada por segmento do varejo", afirma a pesquisadora Maria Luiza Fava Grassiotto, ao lembrar que se trata de algo fundamental para fidelizar o consumidor, informa o site InfoMoney.
Já a praça de alimentação precisa ter, no mínimo, 12 restaurantes com serviços bem diversificados. Os dados integram o estudo de Maria Luiza, arquiteta, geógrafa e docente da Universidade Estadual de Londrina (PR).
Entre os 367 shoppings de grande porte existentes no país, praticamente 50%, ou 184, estão localizados nas capitais dos estados. O restante tende a se concentrar em regiões metropolitanas.
No entanto, cidades pequenas, com mais de 200 mil habitantes e potencial para atrair visitantes num raio de 80 quilômetros, também têm condições de abrigar um shopping regional.
De acordo com Maria Luiza, o sucesso de um empreendimento depende muito da concepção do projeto. "Por conta de falhas no projeto, um shopping center pode demorar três décadas para se consolidar ou até falir, mesmo estando localizado em uma região privilegiada em termos de população e perfil socioeconômico", garante.
Por outro lado, um empreendimento corretamente formatado, numa cidade com 200 mil habitantes, pode dar o mesmo retorno de um shopping da capital, em apenas sete anos e, paralelamente, induzir o desenvolvimento de uma região de interesse municipal, o que abre oportunidades para as parcerias com o poder público.