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Publicidade online cresce mais que o mercado todo - 03/11/2008

Se no ano passado, o total de usuários ativos da internet aumentou 47%, somando 20,1 milhões de pessoas (considerando ativos), de acordo com o Ibope NetRating, o reflexo para o faturamento do setor veio agora. Levantamento do Projeto Inter-meios mostra que no acumulado do ano (até agosto), o investimento publicitário em internet cresceu 45%, somando R$ 449,1 milhões. No mesmo período, todo o mercado de publicidade no País registrou aumento de 15%. Foi o segmento que mais cresceu no período. É por isso que, enquanto as chamadas agências tradicionais já começam a sentir os efeitos da crise financeira mundial - com cancelamento de trabalhos e demissões - as digitais ainda não. E as vagas são abertas, enquanto nas outras, fechadas, informa a Gazeta Mercantil.

"A mídia digital é mais fácil de mensurar e de curto prazo. Por isso, caem menos os investimentos deste segmento", afirma Renato de Paula, diretor regional da OgilvyOne na América Latina. Ele diz acreditar que possam até não cair, apesar do momento atual em que o mundo vive.

Na avaliação da vice-presidente de atendimento da AgênciaClick, Ana Maria Nubiè, em um cenário de crise, a mídia on-line é uma oportunidade e não um risco para anunciantes. "São 70 milhões de internautas e 140 milhões de celulares., ou seja, um universo muito grande de mídia". Além disso, segundo ela, há ainda a diferença de custo: uma grande cota de patrocínio de internet custa R$ 2 milhões, enquanto na tevê é 100 milhões. "Qualquer anunciante que visualiza isso sabe que tem uma oportunidade econômica e interessante", afirma Ana Maria. Ela lembra que a mídia digital é também massiva.

Celular
O mercado on-line, no entanto, ainda representa pouco do bolo publicitário total: apenas 3,3% dos R$ 13,3 bilhões investidos de janeiro a agosto, segundo o Projeto Inter-meios. Não existem levantamentos ainda, por exemplo, da movimentação da mídia no celular que, segundo especialistas, com a tecnologia 3G, o Iphone e o Bluetooth, tende a crescer.

Assim como o meio on-line, este também está em expansão. Em setembro, de acordo com dados divulgados pela Teleco, o Brasil somou 140,7 milhões de usuários de celular. O volume foi 24,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

 




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