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Lojistas fazem promoções para o Dia dos Pais - 25/07/2008

De acordo com pesquisa da Alshop (Associação dos Lojistas de Shoppings), os lojistas de shoppings esperam aumento nas vendas para a data, com relação à mesma época no ano passado, entre 13% e 15%. Por sua vez, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) aposta em um crescimento de 12% das saídas de mercadorias, na mesma base comparativa, informou o site InfoMoney.

Segundo sondagem da Alshop, o consumidor deve gastar, em média, R$ 120. A projeção supera largamente a média de intenção de gasto divulgada em pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), no dia 15 de julho, a qual estimava um tíquete médio de R$ 23 em compras para a data comemorativa de agosto.

O levantamento da ACSP mede a intenção de gastos do consumidor, considerando a classe social e a faixa etária. De acordo com esse levantamento, os filhos com idade entre 16 e 24 anos são os que têm intenção de gastar mais, até R$ 42.

Data menos popular
Os números de crescimento nas vendas são positivos, mas o Dia dos Pais continua sendo uma data comemorativa mais fraca, na comparação com o Natal, Dia das Mães, dos Namorados e das Crianças.

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, explica que se trata de um traço cultural. "Como o presente do pai, muitas vezes, sai do próprio bolso dele, é comum a preferência por uma ocasião em que a família fique reunida, em detrimento do presente. Pais divorciados, por exemplo, costumam sair para almoçar ou jantar com seus filhos. Pelo menos é isso que ouvimos dos lojistas".

Mas os comerciantes estão se esforçando para tornar o dia mais popular, segundo ele. "Eles estão investindo em mala direta, promoções, catálogos e divulgação na mídia eletrônica. Cada marca tem seus métodos", garante.

Ações
A rede de materiais esportivos A Esportiva costuma realizar campanhas exclusivas para o Dia dos Pais, além das liquidações. No ano passado, a empresa chegou a sortear uma viagem para assistir a um jogo do Milan. Este ano, não haverá sorteio, mas muito está sendo investido no visual das lojas, o que inclui as vitrines e o interior da loja.

Nem a inflação, que tem inibido o fôlego do consumidor para as compras - já que os gastos com alimentos aumentaram -, levou pessimismo para a empresa. A aposta é um aumento das vendas de 15%, na comparação com o ano passado. "Esta é a estimativa de crescimento real, sem considerar a reforma de lojas e a abertura de novas filiais", explica.

Quem também lançou promoções especiais para a data foi a rede de franquias Nutty Bavarian, que criou o "cartão abraço". Assim, ao comprar uma embalagem de 320 gramas com as castanhas comercializadas pelas empresa, o consumidor irá ganhar o cartão, que envolve a caixa e tem espaços reservados para escrever mensagens. A promoção começa no dia 1º de agosto.




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