Escrit�rio Central de Contabilidade

Artigos
Como divulgar produtos com poucos recursos - 18/09/2009

Segmentar o p�blico � uma boa dica, j� que permite direcionar o marketing. Enviar mala-direta para os clientes tamb�m funciona

Da Ag�ncia Sebrae de Not�cias
Ilustra��o: Z� Dassilva

O Amauri Carvas � dono da Fatto a Mano Massas Especiais e quer saber saber como divulgar seus produtos. �Temos um produto prime, diferenciado do mercado. Gostaria de saber como divulgo meu produto sendo que �s vezes o meio de divulga��o � um investimento caro?�

Os especialistas em inova��o do Sebrae Edson Pereira e Jos� Miguel Chaddad responder�o ao Amauri Carvas. Segundo Pereira, a �divulga��o nunca � investimento caro. � sempre uma aplica��o com retorno, principalmente para quem tem produtos como os feitos pela Fatto a Mano. Produtos diferenciados normalmente implicam em p�blicos diferenciados.�

Segmentar o p�blico � uma boa dica, j� que permite direcionar o marketing. O Amauri faz isso. Vende para hot�is, restaurantes e buf�s. Com o p�blico-alvo definido, s� precisa ser melhor trabalhado. Para isso, o empres�rio pode aproveitar suas caracter�sticas pessoais para fazer o marketing da empresa. O dono da Fatto a Mano Massas �, por exemplo, comunicativo e gosta fazer contato direto com o cliente.

�O que ele tem que fazer � uma mala-direta, carta que ele possa enviar aos seus clientes, e at� visitar um a um, j� que a empresa atende a um mercado mais elevado. Vale esse investimento pessoal de fazer um corpo a corpo.�, ensina Jos� Miguel Chaddad.

J� o Edson Pereira orienta a investir em formas baratas de divulga��o. �Um cat�logo de produtos e quem sabe uma loja virtual�.

Corpo a corpo
Al�m do site, h� que considerar que o Amauri tem um contato direto com o p�blico, em todo lugar onde suas massas s�o servidas. Melhor divulga��o imposs�vel. �Ele tem que veicular de maneira que os convidados saiam de l� com o nome Fatto a Mano registrado, com isso no primeiro momento v�o procur�-lo. Para isso, poderia fazer um pequeno mailing, cart�o ou at� um banner. Isso ter� que negociar com o dono da festa.�, explica Chaddad.

O marketing � investimento. Para atingir novos p�blicos, o Amauri poderia pensar em profissionalizar a comunica��o da sua empresa? �Se ele quer fazer com que a massa dele seja conhecida por um p�blico que n�o o freq�entador do hotel mas de poder aquisitivo e que busque um produto diferenciado, as melhores pessoas seriam as especializadas nessa �rea de m�dia. Isso daria mais visibilidade para a empresa.�, avalia Pereira.



Voltar