
Siga o exemplo de medidas adotadas por empres�rios
para tornarem seus neg�cios lucrativos.
� Saiba que trabalhar com
muitos produtos n�o � necessariamente sinal de lucro multiplicado. Algumas
vezes, a dor de cabe�a � que fica maior. Voc� pode ter um ou mil itens � venda,
o que importa � fazer sucesso no mercado, ou seja, vender, e ao mesmo tempo ter
o controle dos custos.
� Ao identificar produtos deficit�rios, considere a possibilidade de cortar
custos com a troca de fornecedores ou mudan�as na forma de produ��o. Se nada
disso for poss�vel, deixe de vend�-los para se concentrar no que realmente d�
resultado.
� Em caso de dificuldades, considere a possibilidade de contratar um consultor
para ajudar na detec��o das causas e na busca de solu��es para os problemas de
caixa. �Muita gente quebra por n�o buscar ajuda�, diz Carlos Alberto Ercolin,
da Funda��o Getulio Vargas, de S�o Paulo.
� Sistematize as tarefas
de seus funcion�rios para aumentar a produtividade.
� Acompanhe os custos, os pre�os e as vendas de cada item ou linha de produtos
para racionalizar a produ��o e formar um mix lucrativo.
� Para obter a margem por produto, fa�a o rateio das despesas fixas pelo melhor
crit�rio para a sua empresa: participa��o no faturamento, tempo de uso das
m�quinas, n�mero de funcion�rios, etc.
� Estude as perspectivas
de mercado para a sua empresa e concentre os esfor�os nos segmentos mais
promissores.
� Crie indicadores de desempenho para a sua empresa. Para defini-los, leve em
conta os objetivos do neg�cio e os aspectos que precisam ser melhorados, como,
por exemplo, aumento das vendas, redu��o de custos ou melhora da qualidade dos
produtos ou servi�os.
� Uma vez criados os indicadores, estabele�a metas para cada um deles. Os
objetivos a ser atingidos devem ser fact�veis, mensur�veis e conhecidos por
toda a sua equipe.
� Ao projetar o fluxo de
caixa, simule cen�rios. Como ficar� seu saldo sem eventuais aplica��es
financeiras? E considerando a inadimpl�ncia? As respostas poder�o balizar
decis�es estrat�gicas.
� No c�lculo da inadimpl�ncia, registre separadamente o quanto a empresa
realmente deixa de receber e o montante que, com esfor�os de cobran�a, pode ser
recuperado. Conhecer os dois dados serve tanto para aprimorar as proje��es de
fluxo de caixa como para direcionar os esfor�os de cobran�a.
� N�o se esque�a de provisionar despesas referentes ao pagamento das f�rias e
d�cimo terceiro sal�rio dos funcion�rios, recomenda Alexandre Chaia, professor
de finan�as do Insper (ex-Ibmec-SP).
Fonte: Revista PEGN edi��o
de Outubro/2009.